FUTEBOL CONTEMPORÂNEO, O PAPEL ESPECIAL DA NUTRIÇÃO!
Por Dra. Mirtes Stancanelli
O futebol contemporâneo de elite possui demandas fisiológicas, metabólicas e neurais aumentadas. Neste contexto, mais do que nunca, os aspectos relacionados a otimização de desempenho são altamente considerados pelos jogadores e por toda a equipe técnica.
Atualmente sabe-se que várias práticas e estratégias nutricionais têm o potencial de interferir na homeostase garantindo melhorias no controle de estresse, na adaptação e recuperação; nas mudanças necessárias de fenótipos; na oferta de suprimentos para a eficiência metabólica dentro da sessão de treino, na redução de lesões e risco de doenças, na boa condição de sono e na promoção da saúde.
Por várias décadas no Brasil, pelo menos três fatores têm influenciado as atividades e ações do departamento de nutrição em alguns clubes de futebol, 1) influência de ‘fatores pessoais’ que rodeiam o atleta, 2) estrutura física a ser usufruída pelo departamento de nutrição e 3) liberação econômica direcionada ao departamento.
Por anos, esses fatores limitaram e estimularam processos minimizados e pouco ampliados para uma eficiente prática nutricional com seu devido respeito às recomendações científicas para o futebol.
Vários estudos na nutrição esportiva, determinam amplas, diferentes e minuciosas estratégias e diretrizes nutricionais neste esporte. Estas diretrizes e estratégias passam por momento e hora, tipo e quantidade a ser ofertado do alimento/nutriente, valor nutricional, processos educativos, sistemas metodológicos para prática e desenvolvimento de novos hábitos etc. Portanto, aplicar as diretrizes nutricionais até sua aderência pelo atleta e por grande parte do elenco requer certas habilidades e competências do profissional envolvido, um método de trabalho eficaz e entrega de alta performance!
Diz-se ‘fatores pessoais’ influência de amigos, familiares, disponibilidade
de alimentos, preferências alimentares, custos, conveniência, crenças
pessoais e culturais, meio de comunicação em massa, publicidade,
imagem corporal e aderência a dietas orientadas por outros profissionais
que não os do clube.
Como o objetivo das ações da nutrição no esporte é maximizar o desempenho, retardar a fadiga, alterar o biotipo e promover a saúde, faz-se necessário o desenvolvimento de métodos práticos nas ações envolvido em evidências científicas no sentido da avaliação, intervenção e monitoramento das estratégias nutricionais no âmbito do macrociclo, mesociclo e microciclo de treinamento, viagens, concentrações, estado nutricional, heterogeneidade humana e aspectos psicossociais.
Como não comemos o nutriente e sim o alimento, que por sinal contêmalta sinergia com o nutriente, fica evidente a importância de uma agenda intensiva em nutrição no sentido de desenvolver o protagonismo das práticas e padrões alimentares para a nutrição, recuperação e saúde do atleta.
Na prática, as ações do departamento de nutrição, deve envolver o elenco e direcioná-los a autonomia, autoeficiência e autoeficácia dando sustentabilidade do seu benefício.
Desenvolver estratégias para as correções nutricionais, estabelecer tipos e estruturas alimentares impactantes para cada período de treino, desenvolver estratégias alimentares em condições específicas que o atleta está envolvido, aproveitar os espaços no local de treinamento para aumentar o conhecimento, periodizar a suplementação a partir das avaliações obtidas nos treinamentos
diários, avaliar a oferta alimentar por meio da abordagem multidisciplinar e com isso aumentar a consciência e o padrão de recuperação, adaptação e saúde no atleta torna a nutrição realmente especial com altíssima importância na vida de seus dependentes e satisfatório para quem contratou!
Mirtes Stancenelli, Nutrcionista.
CRN 5227
- Nutricionista da Sociedade Esportiva Palmeiras.
- Coordenadora das Seleções Paraolímpicas de GoalBall masculino e feminino.
- Integrante da Equipe Científica do Armwrestling Scientific Comitee da World Armwreslting Federation desde (2015).
- Coordenadora de nutrição do Núcleo de Excelência em Saúde e Performance em Esportes Eletrônicos – NExSPEEL.
- Nutricionista premiada em 2015 pelo Conselho Regional de Nutrição da Terceira Região com o Prêmio “Eliete Salomon Tudisco” na categoria Nutrição Esportiva.
- Sócia Fundadora do Grupo Minian - Educação e Qualidade de Vida.
Referências
Patton-Lopez MM, 2018. Changes in Sport Nutrition Knowledge, Attitudes/Beliefs and Behaviors Following a Two-Year
Sport Nutrition Education and Life-Skills Intervention among High School Soccer Players.
Spriet LL, 2018. Nutritional and Environmental Influences on Athlete Health and Performance.