Conteúdos Técnicos

Home Conteúdos Técnicos Notícias

16/04/2020

Atividade física durante o isolamento no ambiente doméstico


Atividade física durante o isolamento no ambiente doméstico

Em uma publicação recente do Journal of Sport and Health Science, é ressaltado a importância em manter uma rotina segura de exercícios físicos no ambiente doméstico, podendo ser uma alternativa importante para mantermos um estilo de vida saudável durante o momento de quarentena.

O estudo apresenta dicas seguras de atividades que possam ser realizadas em casa, como exercícios de fortalecimento, atividades de equilíbrio, exercícios de alongamento ou uma combinação deles, como por exemplo caminhar pela casa, levantar e carregar mantimentos, alternar as pernas no alto, subir e descer escadas, sentar e levantar de uma cadeira ou do chão, agachamentos, abdominais e flexões. Exercícios que trabalham respiração e alongamentos como o Tai Chi Chuan e Yoga podem ser também considerados, pois não necessitam de equipamento, demandam pouco espaço e podem ser praticados a qualquer momento.

Além disso, o uso de aplicativos de streaming como Instagram e Youtube estão sendo fundamentais para produção de conteúdo voltado ao incentivo e ensino de atividades físicas e saúde mental durante esse período.

A quarentena não significa necessariamente que a atividade física deva ser limitada ou eliminada, um estilo de vida sedentário resulta em uma série de condições crônicas de saúde, contribuindo o desenvolvimento para ansiedade e depressão.

No entanto, vale a pena ressaltar que crianças, idosos e pessoas que já apresentaram sintomas de doenças ou são suscetíveis a doenças cardiovasculares ou pulmonares crônicas devem procurar aconselhamento de profissionais de saúde sobre quando é seguro se exercitar e quais os melhores exercícios para cada condição.

Referência: Chen P, Mao L, Nassis GP, Harmer P, Ainsworth BE, Li F. Wuhan coronavirus (2019-nCoV): The need to maintain regular physical activity while taking precautions. J Sport Health Sci. 2020 Mar; 9(2):103-104.

#abne #nutricaoesportiva #esporte #saude #bemestar #jshs


Compartilhe:  

  Voltar para a listagem