20 à 22 de Novembro de 2025
Está chegando o maior evento de
nutrição e exercício físico de São Paulo.
Submissão de Resumos
Confira abaixo as informações necessárias para a submissão dos trabalhos.
15/09/2023
(23h59 horário de Brasília)
Formulário de envio
Clique para enviar
Até o dia 22/09/2023
(23h59 horário de Brasília)
Até o dia 22/09/2023
(23h59 horário de Brasília)
Formas de Apresentação
Tema Livre (Comunicação Oral)
O Tema Livre deverá ser apresentado oralmente, tendo a disposição recursos de audiovisual (projeção em Data Show, computador e microfone), sendo o tempo de apresentação de 10 (dez) minutos, seguida de 5 (cinco) minutos de arguição para a Comissão Avaliadora e o público. O arquivo (p. ex., em power point) deve ser disponibilizado um dia antes da data de apresentação no setor “Mídia Desk”.
Apresentação por Pôster
O autor correspondente deverá levar seu trabalho impresso. O tempo de apresentação será de 5 (cinco) minutos, seguida de 3 (minutos) minutos de arguição para a Comissão Avaliadora e o público. As dimensões do poster serão enviadas por e-mail para os trabalhos aprovados.
Os tópicos que deverão constar na apresentação são:
Título / Autores / Instituição / Introdução / Objetivos / Materiais e Métodos / Resultados / Conclusão.
As informações referentes ao dia, horário e local de cada apresentação serão comunicadas posteriormente pela Comissão Organizadora.
Não serão aceitas apresentações fora do horário estipulado.
Áreas de Interesse
Avaliação nutricional e epidemiologia;
Estudos de intervenções dietéticas
Estudos de suplementos alimentares
Pesquisa básica
(ex.: bioquímica, biologia molecular, etc.)
Respostas agudas ou
crônicas ao exercício físico
Grupos especiais:
envelhecimento, doenças infecciosas, crônicas etc.
Serão aceitos trabalhos originais e de revisão (sistemática com ou sem meta-análise).
Não é necessário estar inscrito no congresso para enviar o trabalho, entretanto, é obrigatória a inscrição e o pagamento da taxa de inscrição do primeiro autor, para a apresentação e publicação do trabalho, mesmo que a apresentação seja feita por um coautor
MODELO E INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO A SER ENVIADO À ABNE
Assinale com “X” a categoria de apresentação.
RELAÇÃO ENTRE CONSUMO DE CARBOIDRATOS E A FORÇA MUSCULAR DE JOVENS PRATICANTES DE TREINAMENTO COM PESOS
Autores: Carlos Henrique Pinheiro¹, Maria Santana², Clara Monteiro¹, Matheus A. Ferrari¹, Luís L.C. Pereira¹, Raquel M. Sousa-Dias³. e-mail: xxx@xxx.com.br Instituições: ¹Universidade Federal XXX, São Paulo/SP, Brasil; ²Faculdade XXX, Município/Estado, Brasil; ³Universidade X, Município/Estado, Brasil;
Apoio: órgão(s) financiador(es) (se houver)
INTRODUÇÃO: conter a justificativa objetiva para o estudo, não precisa incluir referências e sem realizar uma revisão extensa. OBJETIVO: descrição objetivo principal do estudo. MÉTODOS: descrição dos materiais e método para realização do trabalho - descrição clara da amostra utilizada; identificação dos métodos, aparelhos e procedimentos utilizados; descrição breve dos métodos utilizados; quando pertinente, incluir a análise estatística e os programas utilizados. Apresentar o número de registro do Comitê de ética e pesquisa envolvendo seres humanos (CEP) ou Comitê de ética no uso de animais (CEUA). RESULTADOS: apresentar os resultados em sequência lógica no texto, enfatizar os principais resultados. Não comparar os seus resultados com outros descritos na literatura. Não apresentar gráficos, tabelas, quadros ou imagens. CONCLUSÃO: a conclusão deve ser clara e concisa, baseada no objetivo e nos resultados obtidos. Recomendações podem ser incluídas, quando relevantes.
Palavras-chave: citar 3 unitermos do DeSC (Descritores em Ciências da Saúde)
Formato do Resumo
Abaixo estão descritos os critérios para envio de resumos:
Os resumos devem ser submetidos a somente uma categoria, podendo ser (i) comunicação oral ou (ii) banner. Assim, o autor principal de cada um dos trabalhos selecionados deverá encaminhar um resumo estruturado, contendo Título, Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusão. O resumo não deve conter citações no texto ou referências.
Elementos pré-textuais:
O título deve ser apresentado em letras maiúsculas (Arial 14; espaçamento 1,5), centralizado e com no máximo 150 caracteres (com espaço). Em seguida, o nome dos autores (sem limite de autores) indicando a instituição que o pesquisador está vinculado.
É recomendado sublinhar o nome do apresentador e indicar o e-mail apenas do apresentador. Além disso, é importante adicionar após o e-mail o nome das agências de fomento (se houver).
Elementos textuais:
O texto deve ser apresentado em parágrafo único, justificado, ocupando no máximo 500 palavras (com espaço; Arial 12; espaçamento 1,0). É fundamental que os resumos contenham informações claras para compreensão do método, bem como dos resultados; portanto, deve indicar qual ferramenta foi usada para a avaliação do parâmetro em questão, bem como qual foi o tratamento estatístico utilizado, indicando nível de significância das análises e, se possível, tamanho de efeito. O resumo deve conter palavras- chave/descritores de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS)/MeSH. O resumo não deve conter tabelas ou figuras.
Instruções Gerais
A Comissão Organizadora reserva-se o direito de somente analisar os
trabalhos que sigam os prazos estabelecidos e demais informações descritas
neste documento para a elaboração do resumo.
O resumo poderá ser submetido na categoria “Tema Livre” (Comunicação Oral) ou Pôster.
Trabalhos com resultados preliminares ou concluídos serão aceitos. Entretanto,
apenas resumos inéditos serão aceitos. Assim, o primeiro autor é responsável
pelo envio do resumo, bem como das informações nele contidas. É
imprescindível tomar cuidado com trabalhos cujos resumos são muito
fragmentados, podendo impactar em reprovação.
Atenção: Revisões narrativas e casos clínicos não serão aceitos, assim
como não serão aceitos trabalhos apenas com um protocolo ou projeto
de pesquisa, sem resultados ainda disponíveis ou referindo que os
resultados serão apresentados durante o evento.
Todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, entre
outros) serão reprodução fiel das informações submetidas no resumo pelo
autor. Logo, não é possível alterar informações quanto à grafia do título,
resumo ou autores após a data limite para envio dos trabalhos. Certifique-se,
antes do envio, que todos os autores foram contemplados, assim como
que todas as informações estão corretas.
As informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que
submete o resumo. Resumos incompletos, sem apresentação de resultados ou
resumos de projetos não serão aceitos.
Embora entendamos que ao submeter os trabalhos, os autores assumam o
cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres
humanos e animais, incluindo-se termo de consentimento e/ou aprovação pelos
respectivos Comitês de Ética, solicitamos que o número da aprovação do
comitê de ética seja inserido no resumo.
Autoria
O autor responsável pela submissão do trabalho deve estar inscrito, participar
do evento e apresentar o trabalho presencialmente. Caso não seja possível sua
participação por algum motivo específico, outro autor deve ser indicado como
responsável da apresentação, e deverá estar inscrito no evento.
Inscrições não poderão ser transferidas.
Critérios de Seleção
Quesitos de avaliação dos resumos – é importante destacar que, para evitar subjetividade do avaliador, critérios pré-determinados serão estritamente seguidos, sendo:
Clareza da hipótese e dos objetivos;
Qualidade e clareza na apresentação dos participantes e métodos;
Detalhamento da análise dos dados;
Pertinência das conclusões e coerência com o objetivo proposto;
Originalidade;
Descrição do número do COEP.
Independente da categoria escolhida, cada participante poderá enviar somente um trabalho como primeiro autor, sem limitações para coautorias.
Certificados
Para cada trabalho apresentado será emitido um único certificado contendo o nome do autor principal e os nomes dos coautores na sequência digitada no resumo.
Publicação
O trabalho será publicado nos anais do congresso, em versão eletrônica, sendo de inteira responsabilidade do(s) autor(es) a forma e o conteúdo apresentados.
Premiações
1º lugar
R$1.000,00 + inscrição do congresso ABNE 2025
2º lugar
R$500,00 + inscrição do congresso ABNE 2025
3º lugar
inscrição do congresso ABNE 2025
Instruções aos Trabalhos Aprovados
A decisão sobre o aceite dos resumos será encaminhada ao endereço eletrônico do autor responsável pelo envio até 15 de setembro de 2023. A decisão final da Comissão Científica é considerada soberana, irrevogável e inapelável, e não será revista.