Área Restrita

Desconfortos gastrintestinais durante o exercício físico, qual a razão?

As queixas associadas com desconforto gastrintestinal durante o exercício físico são muito comuns, principalmente em modalidades de longa duração. Dentre as queixas mais frequentes relatadas pelos praticantes de exercício físico ou atletas de elite, observa-se a sensação de náusea e ocorrência de vômitos. São diversos os fatores que podem desencadear tais alterações, destacando, em especial, o consumo de alimentos específicos antes e até mesmo durante a prática da modalidade esportiva. O consumo de fibras, gordura, proteína e altas doses de frutose, estão positivamente associadas com maior incidência de desconfortos gastrintestinais, sendo necessário muito cuidado no ajuste destes nutrientes no momento de estruturar o plano nutricional destes indivíduos. Além disso, outros fatores podem favorecer à maior ocorrência destes distúrbios, como isquemia gastrintestinal e estímulos mecânicos, ambos, oriundos do exercício físico.

Para maior detalhamento desta temática, sugerimos à leitura de um texto publicado em 2014 na revista Sports Medicine pelo Professor Erick Prado de Oliveira em parceria com professor Roberto Carlos Burini e o Professor Asker Jeukendrup, um expoente na área de nutrição aplicada ao esporte.
O artigo tem acesso gratuito no PubMed: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4008808/

Para os profissionais da área da Nutrição Esportiva que trabalham com praticantes de exercício físico, bem como atletas de alto desempenho este texto é muito esclarecedor e instrutivo para adequações no plano nutricional mais cautelosas.
Boa leitura!!

Artigo Completo

  •  
  •  
  •  
  •  
  •