Conteúdos Técnicos

Home Conteúdos Técnicos Notícias

21/05/2020

Como retornar a rotina esportiva após pandemia?


Como retornar a rotina esportiva após pandemia?

Como o atleta deve ter sua volta com bastante intensidade nas próximas datas e, levando em conta que estatisticamente, o aumento súbito de volume e intensidade na prática esportiva está intimamente ligada ao risco de lesões, apontamos quatro estágios essenciais e extremamente importantes da prática esportiva, para retorno a uma atividade ou modalidade: o autoconhecimento, a preparação física, cuidado nutricional e também a preparação técnica.

 

1. O autoconhecimento

Popularmente conhecido como check-up, envolve a avaliação cardiorrespiratória e exames laboratoriais, a fim de se determinar o funcionamento dos mais diversos órgãos, hormônios e outros dados sanguíneos. Os testes cardiológicos, de suma importância, além de servirem para detectar uma possível doença cardíaca que pode ter ficado latente durante a pandemia, também servem como base na evolução do indivíduo no esporte.

Também importante neste primeiro estágio, há a avaliação isocinética para mensurar a força, potência e resistência muscular e seus eventuais desequilíbrios. Pode ser utilizado para monitorar ou orientar o progresso de treinos e reabilitação ou avaliar o atleta antes ou após um período de treinos. Em atletas profissionais, a avaliação costuma ser usada na pré-temporada a fim de se corrigir qualquer desequilíbrio muscular que possa predispor uma entorse ou uma distensão muscular, estatisticamente certificados por estudos científicos.

2. Preparação física

Esta preparação permite o condicionamento físico para determinado esporte, realizado por um profissional da área, e também é conhecida como periodização.

O preparador físico tem papel fundamental em qualquer esporte de alto rendimento. Cabe a esse profissional direcionar os treinamentos físicos, avaliações corporais e avaliações de desempenho, além disso, ele é o responsável por controlar os recursos utilizados que podem ser os mais variados para tirar e medir os valores fisiológicos do atleta que envolvem e mudam todo o resultado de cada modalidade.

3. Cuidado nutricional

Fundamental para a vida do atleta, a nutrição é responsável por gerar a energia adequada para a realização dos treinos e competições, manter peso e composição corporal adequados e manter a saúde. Sendo assim, é essencial que o atleta pratique uma  alimentação adequada, evitando queda de desempenho e até lesões por má recuperação muscular.

A Alimentação do atleta é feita de acordo com o peso, idade, gênero, percentual de massa muscular e de massa gorda, modalidade, objetivos e o calendário da temporada. A Alimentação varia entre as fases de preparação, de recuperação, de competição ou qualquer imprevisto como, lesões, cirurgias e até mesmo por uma pandemia como estamos passando.

Desta maneira é essencial o atleta ter um acompanhamento com um nutricionista especializado em nutrição  esportiva para orientá-lo em todas as fases de treinamento e de acordo com o calendário de competições.

4.  Preparação técnica

Realizada imprescindivelmente sob a tutela de um preparador físico especializado em determinado esporte, trata-se do conhecimento técnico do esporte que se deseja praticar e envolve as planilhas de treinamento, postura e progressão do indivíduo no esporte para ganho de resistência física ou para a competição.

Esta fase serve, basicamente, para que o treinador dose o desempenho do atleta no esporte a fim de se evitar sobrecargas de volume ou intensidade no treino. É muito comum, por exemplo, que um corredor de rua que treine sem supervisão, corra 10 km a 20 km em dias seguidos e ao final de determinado tempo, desenvolva lesões.

Enfim, a conscientização do esportista de que a equipe interdisciplinar deve avaliá-lo e acompanhá-lo durante o período de treinamento evita lesões e pode maximizar o rendimento, fazendo com que o esporte atinja seu objetivo básico: a promoção de saúde.

 

Fonte: Eu Atleta

#abneoficial #abne #nutricaoesportiva #nutricao #treinamentoesportivo  #saude #atleta #esporte #brasil

 

 

 

 


Compartilhe:  

  Voltar para a listagem