Conteúdos Técnicos

Home Conteúdos Técnicos Coluna do Especialista

23/07/2020

Como identificar a pseudociência no nosso cotidiano?

Por Profa. Dra. Lívia Gonçalves 


Pseudocientistas e negacionistas da ciência são pessoas que negam e contestam as descobertas científicas através de argumentos e/ou teorias baseados apenas em crenças, embora consigam confundir e convencer a população de que tais argumentos são baseados em evidências científicas, mas na verdade não são.

O objetivo dos pseudocientistas é impedir a evolução da ciência. Logo, também impedem a evolução da sociedade. Há anos, a ciência luta para combater o negacionismo. No entanto, é impossível combater comportamentos de grupos específicos sem ter conhecimento de como eles agem. Dessa maneira, cientistas têm buscado estudar e identificar estratégias de enganação utilizadas pelos pseudocientistas. As principais são:

    1. Falsos especialistas: Geralmente são pessoas não especialistas no assunto em questão, mas afirmam que importantes cientistas concordam com suas teorias;

 

     2. Falácias lógicas: Utilizam diversos argumentos sem fundamentos. Uma das falácias mais utilizadas é a falácia ad hominem (do latim, “contra a pessoa”) no qual os pseudocientistas fazem ofensas pessoais aos cientistas ao invés de discutir o argumento proposto.

 

     3. Expectativas irreais: Os pseudocientistas “exigem” da ciência verdades absolutas. No entanto, verdades absolutas não existem na ciência.

 

     4. Seleção a dedo: Selecionam apenas dados que sustentam suas ideias e ignoram os dados que as contestam.

 

     5. Teorias da conspiração: Fazem especulações sem fundamentos para negar as descobertas científicas.

 

Como identificar os pseudocientistas e negacionistas da ciência para não ser mais enganado?

Buscando conhecer como a ciência funciona. Compreender o método científico é essencial para distanciar a ciência da pseudociência. E lembrem-se sempre que, criticar, ofender ou negar o comportamento dos negacionistas por preconceito e sem entender a causa de suas teorias conspiradoras não é a melhor maneira de combatê-las. Inclusive, esse tipo de comportamento é característico dos negacionistas e não da ciência e de seus princípios. Este é mais um motivo para estudarmos e conhecermos as estratégias dos negacionistas para não termos os mesmos comportamentos.

 

Referência: Diethelm P and McKee M. Denialism: what is it and how should scientists respond? Eur J Public Heath, 2009. 


Lívia Gonçalves, Nutricionista e Cientista.

Atualmente faz pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Foi professora substituta do departamento de Nutrição da Universidade Federal de Lavras (UFLA - 2019). Doutora pela FMUSP (2015-2019). Mestra em Patologia (2012-2014) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Possui especialização em Atuação Multiprofissional em Medicina do Exercício Físico e do Esporte e aprimoramento profissional em Nutrição Desportiva e Preventiva pela UNESP (2011-2012). Graduação em Nutrição pelo Centro Universitário de Volta Redonda (2007-2010). Tem experiência na área de Nutrição Esportiva, Nutrição e Mudança de Estilo de Vida, e experiência em docência do Ensino Superior.


Compartilhe:  

  Voltar para a listagem