Artigo

Home Conteúdos Técnicos Artigo

22/06/2018

Balanço energético e hidratação em ultramaratonistas

As características únicas da modalidade esportiva conhecida como ultramaratona têm, cada vez mais, atraído entusiastas de esportes de alta resistência. Seus longos percursos em terrenos irregulares, variações de altitude, diminuição na ingestão alimentar, dentre outros obstáculos que a compõem, levam seus participantes a um desgaste extremo, aumentando substancialmente as demandas fisiológicas e metabólicas de tais corredores.

Diante desse cenário, adaptações tanto na dieta, no que diz respeito ao tipo de carboidrato consumido, proteína e gordura, quanto na ingestão de líquidos, considerando água e suplementação eletrolítica, devem ser promovidas antes, durante e após as provas. Isso para que haja melhor aproveitamento, menor desgaste e mais rápida recuperação dos atletas participantes, que podem sofrer com alterações em sua hidratação corporal, sintomas gastrointestinais, náuseas, vômitos e dores no decorrer de todo o processo.

Referência: Costa R J, Gill SK, Hankey J, Wright A, & Marczak S. Perturbed energy balance and hydration status in ultra-endurance runners during a 24 h ultra-marathon. British Journal of Nutrition. 2014 Ago 112(3). doi: 10.1017/S0007114514000907.

Leia mais em: https://www.cambridge.org/core/journals/british-journal-of-nutrition/article/perturbed-energy-balance-and-hydration-status-in-ultraendurance-runners-during-a-24-h-ultramarathon/BB55E41B953FB4D4FF1B4805F273A23A/core-reader


Compartilhe:  

  Voltar para a listagem